Home / Ortodontia

    A Ortodontia é a especialidade da Odontologia que previne, intercepta e corrige as irregularidades dentárias e as discrepâncias esqueléticas. Ou seja, identifica desarmonias nas relações dos ossos

    da face e dos dentes entre si e com os dentes do arco oposto.

    Após identificados os motivos que podem ter levado a estes problemas, que podem ser relacionados com alterações no desenvolvimento, por hábitos ou funções erradas, o Ortodontista pode inter-

    vir, prevenindo, interceptando ou corrigindo os possíveis problemas e suas consequências. Baseados nisso, podemos dividir a atuação da Ortodontia em três níveis:

    A Ortodontia Preventiva procura eliminar fatores que viriam a causar problemas futuros. Como exemplo podemos citar a eliminação de hábitos, como chupar dedo, que causam grandes deforma-

    ções nos arcos dentários se mantidos sem tratamento.

    A Ortodontia Interceptativa identifica problemas que já estão se instalando, mas que ainda podem ser revertidos, limitando o dano causado e dando condições para que o restante do desenvolvi-

    mento da oclusão ocorra de maneira normal e harmônica. Como exemplo temos as correções das mordidas cruzadas durante a dentição mista.

    A Ortodontia Corretiva, como o próprio nome sugere, usa os aparelhos ortodônticos para mudar as posições dentárias e proporcionar corretas relações oclusais, de modo que a função e a estética

    sejam corrigidas e se atinja um resultado com harmonia entre os dentes, lábios e ossos da face. Normalmente é feita a partir do final da dentição mista e durante a dentição permanente.

    Como exemplo temos a correção de dentes apinhados por falta de espaço com aparelhos fixos ou alinhadores.

    A Ortopedia Facial trabalha com as estruturas ósseas da face, na tentativa de "controlar" e modificar o crescimento facial, causando alterações nos ossos que suportam os dentes, permitindo que

    tenham um melhor desenvolvimento e permitam que o indivíduo tenha uma melhor oclusão.

    Tipos de Aparelhos:

    Aparelhos Ortopédicos, saiba mais. Click aqui

    Aparelhos Ortodônticos Fixos Metálicos, saiba mais. Click aqui

    Aparelhos Ortodônticos Fixos Estéticos, saiba mais. Click aqui

    Alinhadores Removíveis, saiba mais. Click aqui

    Aparelhos de contenção, saiba mais. Click aqui